Mais que Mil Palavras

,

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, tradução adaptada de uma famosa frase em inglês: “a picture is worth a thousand words”. A autoria é desconhecida, provavelmente do início do século XX. Uns atribuem a um publicitário, outros a um editor de jornal.

Se por um lado a origem é imprecisa, a semântica, por outro lado, é facilmente comprovada tanto nas páginas dos jornais quanto nos anúncios publicitários. O poder da imagem é inquestionável.

Uma fotografia, muitas vezes, tem o poder de comunicar detalhes que as palavras não são capazes de descrever, como por exemplo, a expressão contida em um olhar. Outras vezes, a foto comunica mais rápido do que o texto, como em uma propaganda de sanduíche. Neste caso, aliás, além de retratar o produto, a imagem ainda tem o poder de instigar, apenas pela visão, outros sentidos do expectador. Por associação, uma boa fotografia de comida pode nos fazer salivar, sentimos seu aroma e seu paladar quando os associamos ao prato. Quem nunca?

Apesar das citadas vantagens das imagens sobre os textos, estes não estão obsoletos. Não é o caso de substituir um pelo outro, mas usá-los em conjunto de forma harmônica. A fórmula da boa comunicação é combinar texto e imagem, tirando proveito das suas características, em benefício da mensagem.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *